Desaba a Primeira Passarela do Corredor de Ônibus do Gama e Santa Maria
Foto de Adauto Cruz / CB, mostrando o dia seguinte: uma carreta foi atingida, mas o motorista escapou com pequenos ferimentos. E se houvesse pedestres?
O desabamento da passarela de pedestres
sobre o corredor de ônibus do Gama / Santa Maria / Plano-Piloto acende a luz
vermelha sobre a qualidade técnica desse projeto. O Governo do Distrito Federal
chama esse projeto de corredor de ônibus pelo nome de "BRT Eixo Sul".
Mas na verdade é apenas uma caríssima duplicação desnecessária de rodovia
para que ônibus com portas no lado esquerdo possam parar.
Os custos dessa duplicação fazem do corredor
de ônibus Gama / Santa Maria / Plano-Piloto o corredor mais caro do Brasil:
mais de R$ 530 milhões para asfalto, alguns pontos de ônibus e algumas
passarelas de pedestres para 33 km. Justamente nessa 2a
feira, durante uma chuva à tarde, uma passarela de metal e concreto desabou sobre a rodovia.
Que a obra é inútil, nós já explicamos várias vezes: o número de passageiros do Gama e Santa Maria (mais de 80 pessoas por hora) deve ser transportado por metrô, que leva 1.400 passageiros em cada trem. Um ônibus bi-articulado leva apenas 140/150 passageiros espremidos.
Além disso, as ruas não cabem mais essa quantidade de ônibus. O alargamento das rodovias - no caso a BR-040 - apenas causará um gargalo nas entradas do Gama, Santa Maria e do Plano-Piloto, que se estenderá por kilômetros.
Finalmente, esses ônibus usarão portas no lado esquerdo, exigindo a construção de pontos no lado esquerdo, passarelas para os pontos do lado esquerdo e viadutos para o encaixe desses corredores nas ruas e rodovias do DF.
Agora, a primeira passarela desaba. O consórcio da construtora atribui o desabamento à ventania da chuva! Brilhante!
Uma chuva de verão derruba uma passarela de metal e concreto construída pelos construtores do corredor de ônibus !
Vamos então fazer as perguntas mais simples:
1- Essa é a qualidade da obra que o governo Agnelo Queirós / Tadeu Filippelli querem dizer que é o modelo de transporte de Brasília?
2- O material a ser usado em toda obra será dessa
qualidade?
3- A obra não deveria ser paralisada?
4- O TCU e o MPF não
deveriam ser chamados para vistoriar a qualidade da execução da obra?
5- E se
fosse durante o funcionamento? E se estivessem em cima da passarela algumas
dezenas de coitados que terão de se espremer nos ônibus?
Teriam morrido todos?
6- No dia 18 de setembro de 2012, com apenas aproximadamente 15% da obra começada, o GDF colocou uma placa, anunciando que o valor da obra havia subido para R$ 785 milhões!
No dia 19 esse blog e o blog de Chico Santanna
publicaram as fotos da placa e o GDF apagou os valores no dia 20 de setembro.
Porque?
Aguardamos as respostas.
Foto de Luã Mathaus, feita logo após o desabamento, ainda durante a chuva daquela tarde
Imagens da TV Globo Brasília, em que um caminhão-grau é acionado para tentar levantar a passarela
Enquanto isso, continuamos defendendo o cancelamento desses corredores de ônibus e a construção da Linha 2 do Metrô, que ligará com conforto, segurança e velocidade as cidades do Gama e Santa Maria ao Plano-Piloto.
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