terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Desaba a Primeira Passarela do Corredor de Ônibus do Gama e Santa Maria
Foto de Adauto Cruz / CB, mostrando o dia seguinte: uma carreta foi atingida, mas o motorista escapou com pequenos ferimentos. E se houvesse pedestres?

              O desabamento da passarela de pedestres sobre o corredor de ônibus do Gama / Santa Maria / Plano-Piloto acende a luz vermelha sobre a qualidade técnica desse projeto. O Governo do Distrito Federal chama esse projeto de corredor de ônibus pelo nome de "BRT Eixo Sul". 
             Mas na verdade é apenas uma  caríssima duplicação desnecessária de rodovia para que ônibus com portas no lado esquerdo possam parar.
             Os custos dessa duplicação fazem do corredor de ônibus Gama / Santa Maria / Plano-Piloto o corredor mais caro do Brasil: mais de R$ 530 milhões para asfalto, alguns pontos de ônibus e algumas passarelas de pedestres para 33 km. Justamente nessa 2a feira, durante uma chuva à tarde, uma passarela de metal e concreto desabou sobre a rodovia. 
               Que a obra é inútil, nós já explicamos várias vezes: o número de passageiros do Gama e Santa Maria (mais de 80 pessoas por hora) deve ser transportado por metrô, que leva 1.400 passageiros em cada trem. Um ônibus bi-articulado leva apenas 140/150 passageiros espremidos.
                Além disso, as ruas não cabem mais essa quantidade de ônibus. O alargamento das rodovias - no caso a BR-040 - apenas causará um gargalo nas entradas do Gama, Santa Maria e do Plano-Piloto, que se estenderá por kilômetros.
                Finalmente, esses ônibus usarão portas no lado esquerdo, exigindo a construção de pontos no lado esquerdo, passarelas para os pontos do lado esquerdo e viadutos para o encaixe desses corredores nas ruas e rodovias do DF.
                Agora, a primeira passarela desaba. O consórcio da construtora atribui o desabamento à ventania da chuva! Brilhante! 
          Uma chuva de verão derruba uma passarela de metal e concreto construída pelos construtores do corredor de ônibus !
            Vamos então fazer as perguntas mais simples:

1- Essa é a qualidade da obra que o governo Agnelo Queirós / Tadeu Filippelli querem dizer que é o modelo de transporte de Brasília? 

2- O material a ser usado em toda obra será dessa qualidade?  

3- A obra não deveria ser paralisada? 


4- O TCU e o MPF não deveriam ser chamados para vistoriar a qualidade da execução da obra? 


5- E se fosse durante o funcionamento? E se estivessem em cima da passarela algumas dezenas de coitados que terão de se espremer nos ônibus? 

    Teriam morrido todos? 

6- No dia 18 de setembro de 2012, com apenas aproximadamente 15% da obra começada, o GDF colocou uma placa, anunciando que o valor da obra havia subido para R$ 785 milhões! 

   No dia 19 esse blog e o blog de Chico Santanna publicaram as fotos da placa e o GDF apagou os valores no dia 20 de setembro. Porque?



             Aguardamos as respostas.

 
 Foto de Luã Mathaus, feita logo após o desabamento, ainda durante a chuva daquela tarde

Imagens da TV Globo Brasília, em que um caminhão-grau é acionado para tentar levantar a passarela
             Enquanto isso, continuamos defendendo o cancelamento desses corredores de ônibus e a construção da Linha 2 do Metrô, que ligará com conforto, segurança e velocidade as cidades do Gama e Santa Maria ao Plano-Piloto.
               

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