E A NOVA LICITAÇÃO DOS ÔNIBUS DO DF JÁ TEM O PRIMEIRO VENCEDOR: A VELHA PIONEIRA DE NENEN CONSTANTINO
ANUNCIADA COMO A RENOVAÇÃO DO TRANSPORTE DO DF PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS, A LICITAÇÃO QUE ANUNCIAVA SOMENTE EMPRESAS NOVAS, MOSTRA A VELHA HISTÓRIA DE BRASÍLIA TER O TRANSPORTE DOMINADO POR TRÊS FAMÍLIAS
Constantino, Canhedo e Amaral. Há 30 anos esses três senhores monopolizam o transporte do DF. E devem conseguir mais 20 anos.
Falaram, falaram, falaram e deu exatamente o que havíamos anunciado. O primeiro lote da primeira área do trasporte de ônibus do DF foi ganho pela empresa Pioneira, de propriedade da família de Nenen Constantino. O edital não aceitaria empresas em situações irregular e no caso, a Pioneira tem mais de 50 processos de Execução Fiscal na Justiça do DF, até com seu pedido de falência. Basta consultar o seguinte endereço do TJDFT:
http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?
SELECAO=2&ORIGEM=INTER&NXTPGM=tjhtml101&CHAVE1=&submit=ok&CIRC=ZZ&CHAVE=Via%E7%E3o+Pioneira
Essa licitação tem desdobramentos terríveis para o Distrito
Federal:
1- Elimina qualquer possibilidade concorrência entre as empresas,
o que seria bom para os passageiros. Cada empresa vai ficar com uma área
somente para ela, por 20 anos. O DF foi dividido em 5 áreas e a Pioneira ganhou
a área 2 (chamada de Bacia 2): Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião,
Candangolândia, Lago Sul, parte do Park Way, Jardim Botânico e Itapoã.
2- O Governo do DF chegou ao ponto de prometer que a empresa
de ônibus do governo, a TCB não iria participar, o que lhe condena a fechar em
breve, por absoluta falta de linhas rentáveis.
3- O Governo do DF igualmente prometeu que o metrô não seria
mais construído para o Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Sobradinho, Planaltina,
Colorado, final da Asa Norte, entre outras localidades, eliminando a única
possibilidade dos passageiros dessas regiões terem um transporte mais rápido,
barato e eficiente pelos próximos 20 anos.
4- Mais uma vez elimina-se a implantação imediata da
integração do metrô com os ônibus, o que baratearia as passagens.
Modelo dos novos ônibus com piso alto, que o GDF pretende usar como padrão para os próximos 20 anos. É uma piada, mas não é tão longe da realidade.
E o
pior ainda está para vir: as outras quatro áreas estão em andamento, tornando o
DF em um grande oligopólio desse grupo de empresas familiares de transporte
rodoviário. O Oligopólio é a junção de vários monopólios.E o monopólio é quando
uma única empresa consegue atuar sozinha, sendo ela capaz de ditar os preços e
a qualidade (péssima, no caso) de um produto ou serviço.
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