sábado, 22 de dezembro de 2012

E A NOVA LICITAÇÃO DOS ÔNIBUS DO DF JÁ TEM O PRIMEIRO VENCEDOR: A VELHA PIONEIRA DE NENEN CONSTANTINO

ANUNCIADA COMO A RENOVAÇÃO DO TRANSPORTE DO DF PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS, A LICITAÇÃO QUE ANUNCIAVA SOMENTE EMPRESAS NOVAS, MOSTRA A VELHA HISTÓRIA DE BRASÍLIA TER O TRANSPORTE DOMINADO POR TRÊS FAMÍLIAS

Constantino, Canhedo e Amaral. Há 30 anos esses três senhores monopolizam o transporte do DF. E devem conseguir mais 20 anos. 

             Falaram, falaram, falaram e deu exatamente o que havíamos anunciado. O primeiro lote da primeira área do trasporte de ônibus do DF foi ganho pela empresa Pioneira, de propriedade da família de Nenen Constantino. O edital não aceitaria empresas em situações irregular e no caso, a Pioneira tem mais de 50 processos de Execução Fiscal na Justiça do DF, até com seu pedido de falência. Basta consultar o seguinte endereço do TJDFT:  

http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?
SELECAO=2&ORIGEM=INTER&NXTPGM=tjhtml101&CHAVE1=&submit=ok&CIRC=ZZ&CHAVE=Via%E7%E3o+Pioneira

Essa licitação tem desdobramentos terríveis para o Distrito Federal:

1- Elimina qualquer possibilidade concorrência entre as empresas, o que seria bom para os passageiros. Cada empresa vai ficar com uma área somente para ela, por 20 anos. O DF foi dividido em 5 áreas e a Pioneira ganhou a área 2 (chamada de Bacia 2): Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, parte do Park Way, Jardim Botânico e Itapoã. 

2- O Governo do DF chegou ao ponto de prometer que a empresa de ônibus do governo, a TCB não iria participar, o que lhe condena a fechar em breve, por absoluta falta de linhas rentáveis.

3- O Governo do DF igualmente prometeu que o metrô não seria mais construído para o Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Sobradinho, Planaltina, Colorado, final da Asa Norte, entre outras localidades, eliminando a única possibilidade dos passageiros dessas regiões terem um transporte mais rápido, barato e eficiente pelos próximos 20 anos.

4- Mais uma vez elimina-se a implantação imediata da integração do metrô com os ônibus, o que baratearia as passagens.

Modelo dos novos ônibus com piso alto, que o GDF pretende usar como padrão para os próximos 20 anos. É uma piada, mas não é tão longe da realidade. 


               E o pior ainda está para vir: as outras quatro áreas estão em andamento, tornando o DF em um grande oligopólio desse grupo de empresas familiares de transporte rodoviário. O Oligopólio é a junção de vários monopólios.E o monopólio é quando uma única empresa consegue atuar sozinha, sendo ela capaz de ditar os preços e a qualidade (péssima, no caso) de um produto ou serviço.

               
               


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